BRASIL RIDERS  MOTORCYCLE RODEO 2022

SAMPA POLICE MOTORCYCLE24/7/2022 - horário: 7h30 às 16h30
A BRASIL RIDERS® convida todos os membros das Forças de Segurança e Pilotos Civis do Brasil a participar do SAMPA POLICE MOTORCYCLE 2022

​Trata-se de um treinamento que reunirá pilotos Civis e Forças de Segurança em vários tipos de motocicletas, divididos em 4 categorias (Divisões) em um ambiente seguro para realizar exercícios baseados em manobras que vão ajudar no desenvolvimento da pilotagem de cada um e mostrar toda a perícia e destreza dos pilotos. Os percursos são projetados por instrutores e pilotos experientes do Brasil e Estados Unidos e os pilotos são avaliados pela precisão demonstrada. Os participantes vão pilotar pelo circuito entre os cones objetivando realizar o percurso no menor tempo possível e sem derrubar nenhum cone. O percurso foi concebido estrategicamente para ser desafiador e ao mesmo tempo estar ao alcance de todo e qualquer motociclista. 



Percurso:
Os percursos A e B serão apresentados no dia do TREINAMENTO



I – Divisões (Grupos)​                        
Forças de Segurança:

Divisão FSEG Especial - Motos com no mínimo 1200 cilindradas
Policiais Militares, GCMs e Militares do Exército da ativa, pilotando uma motocicleta da corporação de realizar um círculo com sua motocicleta em um espaço com 20 pés – 5,5 metros)

 Divisão FSEG I - Motos com no máximo 599 cilindradas.
Policiais Militares, GCMs e Militares do Exército da ativa, pilotando uma motocicleta da corporação de realizar um círculo com sua motocicleta em um espaço com 20 pés – 5,5 metros)

 Divisão FSEG II - Motos com no mínimo 600 cilindradas, e no máximo 1199 cilindradas
Policiais Militares, GCMs e Militares do Exército da ativa, pilotando uma motocicleta da corporação de realizar um círculo com sua motocicleta em um espaço com 20 pés – 5,5 metros)

Divisão CIVILIAN EXPERT - Motos com no mínimo 1400 cilindradas - Pilotos aptos a realizar um círculo em um espaço de 20 pés (6,1 metros, medidos do centro ao centro do cone)

Divisão CIVILIAN ADVANCED - Pilotos aptos a realizar um círculo em um espaço de 22 pés (6,7 metros, medidos center to center)
Os 3 primeiros colocados da Categoria CIVIL ADV, serão considerados EXPERT, para as próximas competições orgnizadas pela BRASIL RIDERS ®

IMPORTANTE: Para a Divisão CIVIS as vagas são limitadas.

AGENDA: 
Data: 24/7/2022
Local: Praça Charles Miller – São Paulo - SP
Horário: das 7 às 17h
Expectativa de 110 participantes

7h         Registro dos participantes
8h         Início Treinamento
10h       Abertura oficial do Evento
10h20   Treino
11h45    Almoço
12h45    Primeira cronometragem
14h        Segunda cronometragem
16h30    Encerramento


II - Objetivos e regras



AGENDA: 
Data: 24/7/2022
Local: Praça Charles Miller – São Paulo - SP
Horário: das 7 às 17h
Expectativa de 85 participantes

7h         Registro dos participantes
8h         Início Treinamento
10h       Abertura oficial do Evento
10h20   Treino
11h45    Almoço
12h45    Primeira cronometragem
14h        Segunda cronometragem
16h30    Encerramento


II - Objetivos e regras
O objetivo do Treinamento é aperfeiçoar a pilotagem dos participantes em um evento instrutivo e seguro. Isto alinha-se com a nossa missão de promover oportunidades para os pilotos receberem treinamento defensivo e preventivo para pilotar suas motocicletas com mais segurança. Todos os participantes devem conduzir suas motos de forma responsável, ao mesmo tempo em que devem ter espírito esportivo ao longo da competição. Os pilotos das forças de segurança devem participar do treinamento e competição utilizando uniforme e as motos da corporação. Cada piloto passará 2 vezes pela pista definida para sua Divisão. A pontuação total para cada indivíduo será a melhor passagem cronometrada + penalidades. Vence o piloto que tiver o menor tempo.

III - Regras Gerais
BRASIL RIDERS® criou um evento  instrutivo e seguro, que se alinha com o nosso objetivo de promover oportunidades para os pilotos receberem treinamento para pilotar suas motocicletas com mais segurança. Todos os participantes devem conduzir suas motos de forma responsável, ao mesmo tempo em que devem ter espírito esportivo ao longo do treinamento. Cortesia e Educação são muito bem vindas. Permita que outros pilotos possam praticar em todo o circuito e não dificulte o acesso dos mesmos. Além disso, quando possível, por favor, ajude outros pilotos a melhorar suas habilidades, não se esquecendo de reposicionar os cones caídos durante a prática de outros pilotos (enquanto você não estiver praticando). Esteja alerta e atento à sua localização e a de sua motocicleta durante a competição para não bloquear os outros competidores ou espectadores. Pare sua moto apenas nos locais designados pela organização para os participantes do treinamento.

• Os pilotos receberão um adesivo com o número de competidor, que deve ser colado na frente da moto (farol, carenagem ou bolha).
• Os pilotos devem participar do treinamento com uma motocicleta que esteja equipada com a configuração original de fábrica, incluindo motor, alforjes, rodas e baús laterais e traseiros.
• O sistema ABS não pode estar desativado.
​​• As luzes de freio devem estar funcionando perfeitamente.
​• Os pilotos devem utilizar equipamento de proteção apropriado. Calças comprida jeans ou própria para prática do motociclismo, capacete devidamente preso e botas (Não é permitido o uso de tênis, sapatenis, sandalias e outros).
• Recomendamos fortemente o uso de luvas.
• Os pilotos devem usar capacete próprio para motociclismo, que possua selo INMETRO, DOT, SNELL, ECE ou F.I.M.
​• Antes de entrar no percurso para a tomada de tempo (cronometragem), o piloto poderá substituir uma motocicleta que está funcionando mal, desde que a moto substituta se enquadre nas regras da competição.
• Dois pilotos podem usar a mesma motocicleta durante o treinamento e cronometragem, uma vez que a avaliação é do piloto e não do conjunto.
• Nenhum piloto deve entrar na área de percurso sem estar devidamente inscrito e assinar os termos de conduta e regras gerais do evento. Todos os pilotos devidamente registrados receberão um bracelete e o mesmo deve estar visível enquanto o piloto estiver na área de treinamento.
• Todas as motos devem estar emplacadas (exceto as motos das forças de segurança). A documentação da motocicleta e do piloto poderá ser solicitada aos competidores das Divisões EXPERT ADVANCED e NOVICE a qualquer momento por um membro da organização.
• Não é permitido fumar no local do SAMPA POLICE MOTORCYCLE.
• A pontuação total para cada piloto será a melhor passagem cronometrada, acrescida  das penalidades. Serão premiados os pilotos que tiverem os menores tempos na sua categoria.
• Na Divisão CIVIS - EXPERT ADVANCED e NOVICE, as motocicletas devem manter a sua originalidade, respeitando a marca e o modelo. Serão permitidas motos com alterações em: guidão, banco do piloto e garupa, encosto para piloto e garupa, escapamentos, pedaleiras, pezinho (descanso), faróis (incluindo auxiliares) e lanternas.  Qualquer alteração além das citadas anteriormente, consulte os organizadores. Motos com alterações além das citadas anteriormente, que ofereção vantagem para o competidor, serão desqualificadas (DNQ) e terão seu tempo deletado. Nenhum participante destas Categorias / Divisões, poderá utilizar sirenes ou ''flash lights'' durante sua permanencia no evento.

Por exemplo (alterações não permitidas): Mudança do tamanho dos aros e pneus, desligar ABS, etc...

Se tiver dúdida entre em contato pelo WhatsApp da BRASIL RIDERS® 11 94804-3447.

IV - Avaliação Individual (Pista)
Circuito de Precisão (percurso principal)
Os percursos foram concebidos para uma avaliação cronometrada que seguirá a metodologia geral de pontuação e cronometragem. Entende-se por TEMPO, o tempo total – em segundos - que o piloto demorou para fazer todo o circuito, acrescido das penalidades.

Penalidades:
- 2 segundos: ‘’Cone Touch ou Cone Down’’: Piloto bate no cone e o cone cai ou se move de tal forma que o cone precisa ser colocado de volta no lugar original. Quando um cone derrubado toca outro cone, é considerado "Cone Touch".
- 3 segundos: Pé do piloto toca o chão: Piloto coloca um pé no chão durante o percurso, ou coloca o pé direito no chão, na caixa de parada (stop box). Mesmo após a completa parada da motocicleta será considerado pé no chão quando o piloto colocar o pé direito no chão enquanto estiver dentro do STOP BOX. 
OBS: "Pé no chão" - penalidades NÃO serão adicionadas durante um movimento de empurrar a moto para trás após uma parada dentro do percurso em que o pé ou os pés estão no chão. Nesta situação, será considerado apenas 1 pé no chão.
- Um piloto que derrubar sua motocicleta não receberá nenhuma penalidade pela quada ou pé no chão. Penalidades serão aplicadas se ao derrubar a moto, o piloto ou a motocicleta tocar ou derrubar um cone.

Um piloto que derrubar sua motocicleta durante a passagem cronometrada, não poderá receber ajuda externa para levantar a mesma. Caso isso aconteça, o mesmo será  penalisado com 15 segundos.

Ocorrerão penalidades extras nos seguintes casos:
• 60 segundos - não completar o percurso na sua totalidade durante a tomada de tempo em sua avaliação (RUN);

• 15 segundos - sair do percurso e não retornar pelo mesmo ponto em que saiu;
• 20 segundos - não seguir o caminho correto dentro do percurso (a penalidade será aplicada cada vez que o piloto errar o caminho dentro do percurso, desde que não corte caminho. Havendo um corte de caminho a penalidade será de 60 segundos;
• 10 segundos - não parar na caixa de parada (Stop BOX), ou parar fora da área delimitada para o pneu dianteiro, dentro da Caixa de Parada (STOP BOX);
• O Piloto que não cruzar a linha de chegada será desqualificado (DNF / Do Not Finish)
Observação: Não há penalidade no caso do piloto sair do percurso e retornar pelo mesmo ponto em que saiu, ou derrubar a moto durante o percurso (desde que não toque em nenhum cone.

Exemplo: O piloto demorou 1min e 30seg para fazer todo o percurso, colocou o pé no chão 1 vez e derrubou 2 cones. Seu tempo TOTAL será de 1min e 35seg (1m30 + 2seg (2 cones) + 3seg (pé no chão).
Ganha o piloto que tiver o menor tempo na sua melhor passagem pela pista. Troféus e ou medalhas serão atribuídos aos três melhores classificados em cada divisão. O objetivo da competição é completar o percurso no melhor tempo possível e sem penalidades.

Empate:
Em caso de empate no tempo, os critérios de desempate serão:

1 - Penalidades: O piloto que tiver menos penalidades ganha.

Persistindo o empate, será realizada uma avaliação extra pelos pilotos empatados, que estejam entre as 3 primeiras posições. Esta avaliação extra poderá ser em um percurso diferente do original.

CIRCUITO DESAFIO
Se houver, O circuito desafio, será um circuito onde os pilotos não poderão praticar o mesmo com antecedência. A participação no circuito desafio não é obrigatória. O circuito desafio é uma competição paralela separada das pistas. Haverá troféus para os 2 primeiros colocados. Teremos 2 Categorias: CIVIS e Forças de Segurança.

V -  Cronometragem
Salvo indicação em contrário, a cronometragem começa quando o eixo dianteiro da motocicleta cruza o plano da linha de partida ou o trajeto do ''timer'' com ambos os pés fora do chão. O tempo termina quando o eixo dianteiro cruza o plano da linha de chegada (ou o piloto para na Caixa de Parada / Stop BOX). No caso de haver Caixa de Parada, o piloto deve parar com o pé esquerdo no chão. Caso o piloto ponha o pé direito no chão, será penalizado com "Pé no Chão". 
Troféus e ou medalhas serão atribuídos aos três melhores classificados em cada DIVISÃO.

BANNERS e BANDEIRAS
Banners e bandeiras de motoclubes e escolas de pilotagem não podem ser fixadas na área do evento, devido a lei Cidade Limpa.

Não poderão ser fixadas em paredes, grades, muros, árvores ou qualquer outra estrutura do local do evento, exceto com autorização da organização do MOTORCYCLE RODEO.

NÃO SÃO PERMITIDOS: Banners, faixas ou placas de marcas que não são patrocinadores oficiais do evento. Patrocinadores de pilotos e equipes poderão expor suas marcas somente nas vestimentas dos pilotos, em suas respectivas motocicletas e em seus veículos e traillers.


Em caso de dúvida escreva para brasilriders@7ponto1.com.br ou envie um WhatsApp 11 94804-3447 (este número não recebe chamadas de áudio e nem mensagens de áudio).

 

RESULTADO FINAL
​SAMPA POLICE MOTORCYCLE 2022

​Legendas:
DNS - Do Not Start (Não iniciou a tomada de tempo)

DNF - Do Not Finish (Não cruzou a linha de chegada)
** Donnie Williams (Piloto Norte Americano), abriu mão do troféu de primeiro lugar para que somente membros das Forças de Segurança que atuam no Brasil fossem premiados.

Apoio​:

ORGANIZAÇÃO:

Organização:

11 94804-3447