Local: Cidade de Santos – SP – Brasil
Data: 22/8/2021

BRASIL RIDERS® convida todos os membros das Forças de Segurança e Pilotos Civis do Brasil a participar do 
​Santos BRASIL Motorcycle Rodeo 2021
 , que acontecerá na cidade de Santos – SP, no dia 22/8/2021 (Domingo)

​Trata-se de um treinamento que reunirá pilotos Civis e Forças de Segurança em vários tipos de motocicletas, divididos em 3 categorias (Divisões) em um ambiente seguro para realizar exercícios baseados em manobras que vão ajudar no desenvolvimento da pilotagem de cada um e mostrar toda a perícia e destreza dos pilotos. Os percursos são projetados por instrutores e pilotos experientes do Brasil e Estados Unidos e os pilotos são avaliados pela precisão demonstrada no mesmo. Os participantes vão pilotar pelo circuito entre os cones objetivando realizar o percurso sem derrubar os mesmos. O percurso foi concebido estrategicamente para ser desafiador e ao mesmo tempo estar ao alcance de todo e qualquer motociclista. São esperados 35 competidores.

Protocolo Covid19:
Leia atentamente o protocolo para prevenção da COVID19, que será exigido durante todo evento:
http://www.brasilriders.com.br/covid19

SANTOS BRASIL MOTORCYCLE RODEO 2021 
Percurso:
Os percursos A e B serão apresentados no dia 22/8/2021.

I – Divisões (Grupos)
As inscrições para as DIVISÃO I (Membros das Forças de Segurança) serão gratuitas e devem ser feitas pelo site www.brasilriders.com
-  As inscrições serão encerradas uma semana antes do evento ou quando atingir o número máximo de participantes = 35.

Divisão Forças de Segurança:
Policiais Militares, GCMs e Militares do Exército da ativa, pilotando uma motocicleta da corporação que tenha até 400 cilindradas e que são capazes de realizar um U-turn (retorno) e um espaço com 18 pés – 5,5 metros)

Divisão ADVANCED: Civis 
Pilotos civis pilotando uma motocicleta CUSTOM que possua no mínimo 1200 cilindradas que são capazes de realizar um U-turn (retorno) em um espaço com 18 pés – 5,5 metros)

Divisão NOVICE (Novatos): Civis
Pilotos civis pilotando uma motocicleta CUSTOM que possua no mínimo 1200 cilindradas que são capazes de realizar um U-turn (retorno) em um espaço com 26 pés – 7,9 metros), nunca participaram de uma competição (Motorcycle Rodeo) nos Estados Unidos e não se classificaram entre os três primeiros colocados em competições no BRASIL (qualquer categoria).

Com o objetivo de facilitar a definição da Categoria / Divisão para os próximos RODEOS organizados pela BRASIL RIDERS®, teremos o seguinte:

1 - A partir da próxima competição, teremos as seguintes categorias para CIVIS (desde que haja espaço disponível para a montagem de 3 pistas)
EXPERT (Pilotos aptos a realizar um u-turn "retorno" em um espaço de 16 pés (4,9 metros))
ADVANCED (Pilotos aptos a realizar um u-turn "retorno" em um espaço de 18 pés (5,5 metros))
NOVICE (Pilotos aptos a realizar um u-turn "retorno" em um espaço de 24 pés (7,3 metros))

2 - Extraordináriamente, os 6 primeiros colocados na Divisão ADVANCED no SANTOS BRASIL MOTORCYCLE RODEO 2021, serão promovidos para a Divisão EXPERT. Isso significa que nas próximas competições deverão de inscrever na Divisão EXPERT
A partir do próximo Motorcycle RODEO, serão promovidos a EXPERT somente os 3 primeiros colocados da ADVANCED.

3 - Os 3 primeiros colocados da Categoria / Divisão NOVICE, serão promovidos para a ADVANCED. Isso já acontecerá a partir do SANTOS BRASIL MOTORCYCLE RODEO 2021.


IMPORTANTE: As inscrições para todas as DIVISÕES devem ser feitas pelo site www.brasilriders.com
Para a Divisão ADVANCED e NOVICE (Civis) teremos 25 vagas.
Para a Divisão Forças de Segurança teremos 10 vagas.

Inscrição:
Gratuita para Divisão Forças de Segurança.
R$ 449,00 para a Divisão ADVANCED e NOVICE – Civis (399,00 até dia 30/6/2021)

AGENDA: Domingo 22/8/2021
Local: Associação Atlética dos Portuários de Santos – Santos/SP
7h30   - Registro dos participantes
8h       - Apresentação do percurso e início do treino
10h     - Abertura Oficial do Evento (hino Nacional)
10h20 - Treino
13h     - Primeiro RUN (Cronometragem no Percurso A e B) - passagem cronometrada pela Pista
14h     - Segundo RUN (Cronometragem no Percurso A e B)  - passagem cronometrada pela Pista
14h30 - Provas Especiais / Circuito desafio. Um circuito onde os pilotos não poderão treinar antes
15h30 - Encerramento e premiação

II - Objetivos e regras
O objetivo da Competição é aperfeiçoar a pilotagem dos participantes em um evento instrutivo e seguro. Isto alinha-se com a nossa missão de promover oportunidades para os pilotos receberem treinamento defensivo e preventivo para pilotar suas motocicletas com mais segurança. Todos os participantes devem conduzir suas motos de forma responsável, ao mesmo tempo em que devem ter espírito esportivo ao longo da competição. Os pilotos das forças de segurança devem participar do treinamento e competição utilizando uniforme e as motos da corporação. Cada piloto passará 2 vezes pela pista definida para sua Divisão. A pontuação total para cada indivíduo será a melhor passagem cronometrada. Vence o piloto que tiver o menor tempo.

III - Regras Gerais
A BRASIL RIDERS® criou um evento  instrutivo e seguro, que se alinha com o nosso objetivo de promover oportunidades para os pilotos receberem treinamento para pilotar suas motocicletas com mais segurança. Todos os participantes devem conduzir suas motos de forma responsável, ao mesmo tempo em que devem ter espírito esportivo ao longo do treinamento. Cortesia e Educação são muito bem vindas. Permita que outros pilotos possam praticar em todo o circuito e não dificulte o acesso dos mesmos. Além disso, quando possível, por favor, ajude outros pilotos a melhorar suas habilidades, não se esquecendo de reposicionar os cones caídos durante a prática de outros pilotos (enquanto você não estiver praticando). Esteja alerta e atento à sua localização e a de sua motocicleta durante a competição para não bloquear os outros competidores ou espectadores. Pare sua moto apenas nos locais designados pela organização para os participantes do treinamento.

• Os pilotos receberão um adesivo com o número de competidor, que deve ser colado na frente da moto (farol, carenagem ou bolha).
• Os pilotos devem participar do treinamento com uma motocicleta que esteja equipada com a configuração original de fábrica, incluindo motor, luzes, alforjes, rodas e baús laterais e traseiros.
• Os pilotos devem utilizar equipamento de proteção apropriado. Calças comprida jeans ou própria para prática do motociclismo, capacete devidamente preso e botas (Não é permitido o uso de tênis, sapatenis, sandalias e outros).
• Recomendamos fortemente o uso de luvas.
• Os pilotos devem usar capacete próprio para motociclismo, que possua selo INMETRO, DOT, SNELL, ECE ou F.I.M.
​• Antes de entrar no percurso para a tomada de tempo (cronometragem), o piloto poderá substituir uma motocicleta que está funcionando mal, desde que a moto substituta se enquadre nas regras da competição.
• Dois pilotos podem usar a mesma motocicleta durante o treinamento e cronometragem, uma vez que a avaliação é do piloto e não do conjunto.
• Nenhum piloto deve entrar na área de percurso sem estar devidamente inscrito e assinar os termos de conduta e regras gerais do evento. Todos os pilotos devidamente registrados receberão um bracelete e o mesmo deve estar visível enquanto o piloto estiver na área de treinamento.
• Todas as motos devem estar emplacadas (exceto as motos das forças de segurança).
A documentação da motocicleta e do piloto poderá ser solicitada aos competidores das Divisões ADVANCED e NOVICE a qualquer momento por um membro da organização.
• A pontuação total para cada piloto será a soma da melhor passagem cronometrada, acrescida  das penalidades. Serão premiados os pilotos que tiverem os menores tempos na sua categoria.
• Na Divisão ADVANCED e NOVICE, as motocicletas devem manter a sua originalidade, respeitando a marca e o modelo. Serão permitidas motos com alterações em: guidão, banco do piloto e garupa, encosto para piloto e garupa, escapamentos, pedaleiras, pezinho (descanso), faróis (incluindo auxiliares) e lanternas.  Qualquer alteração além das citadas anteriormente, consulte os organizadores. Motos com alterações além das citadas anteriormente, que proporcionem vantagem para o competidor, serão desqualificadas e terão seu tempo deletado.

Se tiver dúdida entre em contato pelo WhatsApp da BRASIL RIDERS® 11 94804-3447.

IV - Avaliação Individual (Pista A e B)
Circuito de Precisão (percurso principal)
Dois percursos (Pistas A e B) foram concebidos para uma avaliação cronometrada que seguirá a metodologia geral de pontuação e cronometragem. Entende-se por TEMPO, o tempo total – em segundos - que o piloto demorou para fazer todo o circuito, acrescido das penalidades.

Penalidades:
- 2 segundos: ‘’Cone Touch ou Cone Down’’: Piloto bate no cone e o cone cai ou se move de tal forma que o cone precisa ser colocado de volta no lugar original.
- 4 segundos: Pé do piloto toca o chão: Piloto coloca um pé no chão durante o percurso, ou coloca o pé direito no chão, na caixa de parada (stop box).
OBS: "Pé no chão" - penalidades NÃO serão adicionadas durante um movimento de empurrar a moto para trás após uma parada dentro do percurso em que o pé ou os pés estão no chão.
- Um piloto da Divisão ADVANCED ou Forças de Segurança que derrubar sua motocicleta durante a passagem cronometrada, não poderá receber ajuda externa para levantar a mesma. Caso isso aconteça, o mesmo será desqualificado (DNQ).
- Um piloto da Divisão NOVICE que derrubar sua motocicleta durante a passagem cronometrada, poderá receber ajuda externa para levantar sua moto e não será aplicada nenhuma penalidade.

Ocorrerão penalidades extras nos seguintes casos:
• 60 segundos - não completar o percurso na sua totalidade ou sair do percurso e não retornar pelo mesmo ponto em que saiu, durante a tomada de tempo em sua avaliação (RUN);
• 60 segundos - não seguir o caminho correto dentro do percurso (a penalidade será aplicada cada vez que o piloto errar o caminho dentro do percurso ou deixar de passar em uma parte dele);
• 99 segundos - não cruzar a linha de chegada.
Observação: Não há penalidade no caso do piloto sair do percurso e retornar ao mesmo pelo mesmo ponto em que saiu ou derrubar a moto durante o percurso. 

Exemplo: O piloto demorou 1min e 30seg para fazer todo o percurso, colocou o pé no chão 1 vez e derrubou 2 cones. Seu tempo TOTAL será de 1min e 38seg (1m30 + 4seg (2 cones) + 4seg (pé no chão).
Ganha o piloto que tiver o menor tempo na sua melhor passagem pela pista. Troféus e ou medalhas serão atribuídos aos três melhores classificados em cada divisão. O objetivo da competição é completar o percurso no melhor tempo possível e sem penalidades.

Empate:
Em caso de empate será realizada uma avaliação extra pelos pilotos empatados, que estejam entre as 3 primeiras posições. Esta avaliação extra poderá ser em um percurso diferente do original.

CIRCUITO DESAFIO
O circuito desafio, será um  circuito onde os pilotos não poderão praticar o mesmo com antecedência (nas mesmas condições em que vão realizar o circuito desafio). A participação na avaliação do circuito desafio não é obrigatória. O circuito desafio é uma competição paralela separada dos pistas A e B.

V -  Cronometragem
Salvo indicação em contrário, a cronometragem começa quando o eixo dianteiro da motocicleta cruza o plano da linha de partida ou o trajeto do ''timer'' com ambos os pés fora do chão.
O tempo termina quando o eixo dianteiro cruza o plano da linha de chegada (ou o piloto para na Caixa de Parada. No caso de haver Caixa de Parada, o piloto deve parar com o pé esquerdo no chão. Caso o piloto ponha o pé direito no chão, será penalizado com 4 segundos.

Troféus e ou medalhas serão atribuídos aos três melhores classificados em cada DIVISÃO. 

Hoteis em SANTOS (Não há um hotel oficial do evento
Importante: O valor da diária tem como base pesquisa feita no site Booking.com em 22/6/2021, hospedagem para 2 pessoas por 1 dia (entrada 21/8, saída 22/8. Os preços poderão estar diferentes.

Ibis Santos Valongo
(Praça Lions Clube) – R$ 151,00 (SEM café da manhã)
Estacionamento R$ 28,00 por veículo (É possível estacionar carreta reboque)

Ibis Santos Gonzaga Praia (Av Vicente de Carvalho) – R$ 186,00 (SEM café da manhã)
Estacionamento R$ 30,00 por veículo (NÃO é possível estacionar carreta reboque)

Novotel Santos (Av Ana Costa) – R$ 251,00 (COM café da manhã)
Estacionamento R$ 25,00 por veículo (consulte o hotel sobre a possibilidade de estacionar carreta reboque)

Bourbon Santos Convention (Rua Euclides da Cunha) – R$ 265,00 (COM café da manhã)
Estacionamento R$ 28,00 por veículo (consulte o hotel sobre a possibilidade de estacionar carreta reboque)

Atlântico Inn Apart Hotel (Rua Jorge Tibiriça) – R$ 191,00 (COM café da manhã)
Estacionamento R$ 15,00 por veículo (NÃO é possível estacionar carreta reboque)


Em caso de dúvida escreva para brasilriders@7ponto1.com.br ou WhatsApp 11 94804-3447 

 

  ​​Dúvidas:
  brasilriders@7ponto1.com.br
​  WhatsApp 11 94804-3447

DEVIDO A PANDEMIA, até o momento não será permitida a entrada de expectadores. Caso a situação seja diferente na semana do Santos BRASIL Motorcycle Rodeo 2021, todos serão avisados e informados quais as condições e limites para expectadores.

APOIO​:

ORGANIZAÇÃO:

Vídeo SPM 2020

Copyright © Brasil Riders All Rights Reserved